FACEBOOK: MUITO MAIS QUE UMA REDE SOCIAL
É
bem verdade que o Facebook não era para apenas para ser uma "Rede
Social" e sim uma "Rede Comercial", até porque essa
era a essência do negócio quando foi criado pelo jovem Mark
Zuckerberg na Universidade de Harvard. O objetivo era
oferecer aos estudantes uma rede de relacionamento digital gratuita, e com base nas
informações dos usuários torná-las uma mercadoria negociável. O
FB se alimenta as informações digitadas por nós usuários:
Lugares que frequentamos, artistas que gostamos,estado civil, etnia,
religião,jogos online, cutucadas,compartilhamentos,
comentários..enfim...todas nossas informações se tornam uma grande
valia de cunho comercial, e de acordo com o que
digitamos, nosso perfil é traçado por sistemas que captam e
analisam os dados (sejam eles quais for) e a partir disto criam
"perfis" destes usuários, e assim eles receberão
publicidade baseada em seu perfil. Quem mais lucra com isso ? Mark
Zuckerberg, claro.
O
Facebook passou a fazer parte do cotidiano dos brasileiros, hoje são
cerca de 36 MILHÕES conectados a rede e o total mundial ultrapassa os
840 MILHÕES. Hoje, até se estão no banheiro fazem questão de
informar o que estão fazendo em seu status, o que banaliza de certo
modo a utilidade desta rede social. Mas para os investidores isto tão
pouco importa, o que importa é quantidade, e não a qualidade da
informação. Se você nunca parou para pensar ( se é que imaginava
isso ) o quanto você vale para o Facebook, a resposta é US$
88,75,ou seja, em torno de R$ 152. E agora após meses de
planejamento e pesquisa, o FB decide realizar seu IPO (Oferta Pública
de Ações) na bolsa de Nova York, objetivando captar 5 bilhões de
dólares e em Maio os papéis estarão disponíveis aos investidores,
o valor estimado do Facebook está em torno de US$ 75 bilhões à US$
100 bilhões, mas isto será confirmado apenas no lançamento das
ações, e fará com que o FB seja a organização tecnológica de
mais valor de mercado do mundo. No último ano,cerca de 85% do
faturamento do Facebook foi obtido desta forma, o que arrecadou mais
de US$ 3 Bilhões.
Não
somente voltado a pessoas físicas, o Facebook abriu suas páginas
também as organizações, principalmente grandes corporações.
Atualmente são mais de 4 milhões de empresas que utilizam desta
mídia social para montarem suas páginas oficiais e assim aproximarem
o relacionamento com seus públicos-consumidores, para principalmente
realizar ações de marketing baseadas em promoções, desafios, jogos
e criatividade. A intenção é aproximar cada vez mais o consumidor e
fazer com que este compartilhe com sua rede de amigos as informações
contidas na página da empresa/produto/serviço que ele utiliza, na
troca claro, de algum "beneficio" ou "brinde" para ele.
Finalizo o post e reitero: o Facebook nunca foi essencialmente apenas uma rede social, e o lucro e a
oportunidade de negócio que ele gera com base nas informações adicionadas e atualizadas por "NÓS" usuários são inúmeras para empresas de todos os ramos de
atuação:vestuário,beleza,moda,culinária,viagem,estudo. Em fim, para você usuário que acha que o Facebook é "apenas" uma rede social de relacionamento, está na hora de abrir os olhos, e ver que na verdade você participa e contribui gratuitamente para que esta grande organização ganhe rios de dinheiro às custas das suas informações. Não estou querendo fazer nenhuma apologia e incentivar o não uso desta rede social, muito pelo contrário, o Facebook pode ser utilizado para cunho comercial ou também em prol da sociedade. O que desejo é mostrar o outro lado do Facebook que muitos se quer tem noção, mas que existe, e que esta rede social pode se muito mais do que isso, pode ser no futuro uma grande organização e uma nova opção de investimento de capital no mercado financeiro, que poderá arrecadar milhões de dólares no mundo, expandir-se e explorar outros praças financeiras no mundo.
Baseado na matéria divulgada na revista Época - Edição Fevereiro/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário