sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


                                  

FACEBOOK: MUITO MAIS QUE UMA REDE SOCIAL


          É bem verdade que o Facebook não era para apenas para ser uma "Rede Social" e sim uma "Rede Comercial", até porque essa era a essência do negócio quando foi criado pelo jovem Mark Zuckerberg na Universidade  de  Harvard. O objetivo era oferecer aos estudantes uma rede de relacionamento digital gratuita, e com base nas informações dos usuários torná-las uma mercadoria negociável. O FB se alimenta as informações digitadas por nós usuários: Lugares que frequentamos, artistas que gostamos,estado civil, etnia, religião,jogos online, cutucadas,compartilhamentos, comentários..enfim...todas nossas informações se tornam uma grande valia de cunho comercial, e  de acordo com o que digitamos, nosso perfil é traçado por sistemas que captam e analisam os dados (sejam eles quais for) e a partir disto criam "perfis" destes usuários, e assim eles receberão publicidade baseada em seu perfil. Quem mais lucra com isso ? Mark Zuckerberg, claro.          
        O Facebook passou a fazer parte do cotidiano dos brasileiros, hoje são cerca de 36 MILHÕES conectados a rede e o total mundial ultrapassa os 840 MILHÕES. Hoje, até se estão no banheiro fazem questão de informar o que estão fazendo em seu status, o que banaliza de certo modo a utilidade desta rede social. Mas para os investidores isto tão pouco importa, o que importa é quantidade, e não a qualidade da informação. Se você nunca parou para pensar ( se é que imaginava isso ) o quanto você vale para o Facebook, a resposta é US$ 88,75,ou seja, em torno de R$ 152. E agora após meses de planejamento e pesquisa, o FB decide realizar seu IPO (Oferta Pública de Ações) na bolsa de Nova York, objetivando captar 5 bilhões de dólares e em Maio os papéis estarão disponíveis aos investidores, o valor estimado do Facebook está em torno de US$ 75 bilhões à US$ 100 bilhões, mas isto será confirmado apenas no lançamento das ações, e fará com que o FB seja a organização tecnológica de mais valor de mercado do mundo. No último ano,cerca de 85% do faturamento do Facebook foi obtido desta forma, o que arrecadou mais de US$ 3 Bilhões.  
      Não somente voltado a pessoas físicas, o Facebook abriu suas páginas também as organizações, principalmente grandes corporações. Atualmente são mais de 4 milhões de empresas que utilizam desta mídia social para montarem suas páginas oficiais e assim aproximarem o relacionamento com seus públicos-consumidores, para principalmente realizar ações de marketing baseadas em promoções, desafios, jogos e criatividade. A intenção é aproximar cada vez mais o consumidor e fazer com que este compartilhe com sua rede de amigos as informações contidas na página da empresa/produto/serviço que ele utiliza, na troca claro, de algum "beneficio" ou "brinde" para ele.
      Finalizo o post e reitero: o Facebook nunca foi essencialmente apenas uma rede social, e o lucro e a oportunidade de negócio que  ele gera com base nas informações adicionadas e atualizadas por "NÓS" usuários são inúmeras para empresas de todos os ramos de atuação:vestuário,beleza,moda,culinária,viagem,estudo. Em fim, para você usuário que acha que o Facebook é "apenas" uma rede social de relacionamento, está na hora de abrir os olhos, e ver que na verdade você participa e contribui gratuitamente para que esta grande organização ganhe rios de dinheiro às custas das suas informações. Não estou querendo fazer nenhuma apologia e incentivar o não uso desta rede social, muito pelo contrário, o Facebook pode ser utilizado para cunho comercial ou também em prol da sociedade. O que desejo é mostrar o outro lado do Facebook que muitos se quer tem noção, mas que existe, e que esta rede social pode se muito mais do que isso, pode ser no futuro uma grande organização e uma nova opção de investimento de capital no mercado financeiro, que poderá arrecadar milhões de dólares no mundo, expandir-se e explorar outros praças financeiras no mundo.  





Baseado na matéria divulgada na revista Época - Edição Fevereiro/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário