quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012




Análise comparativa do Filme “Mera Coincidência” com a matéria de Administração de Crises


O filme relata um escândalo sexual envolvendo o presidente dos Estados Unidos a véspera de sua candidatura a reeleição, o que o levaria a ruína se o caso fosse enfatizado pela mídia, por isso, numa tentativa de desviar os olhares dos eleitores e dos jornalistas, a assessoria de imprensa  do presidente decide ‘criar uma guerra’ na ALBÂNIA na intenção de criar uma crise para anular a outra.  A idéia ‘brilhante’ é acatada, mas suas conseqüências não são pensadas, como um país anuncia a guerra de outro ?  Aonde estão a ética e a moral ? Será que nem ao menos pensaram na população daquele país, como ela ficaria ?  São questões que não são pensadas por eles, pois o objetivo é ‘ganhar tempo’ da mídia, para que foquem suas matérias em outro assunto que não seja o escândalo sexual.
Com pouco tempo para pensar e agir, então o plano é colocado em ação, a fim de gerar comoção pública e despertar nos americanos seu sentimento mais forte, o patriotismo.  A estratégia de ação é tão bem elaborada que são criados jingles e até mesmo um soldado de guerra resgatado por meio de uma ação especial das tropas americanas. Tudo permeava em torno de ações e matérias divulgadas, o que atiçava a curiosidade dos jornalistas em quer saber mais e divulgar toda e qualquer informação, e essa estratégia deu certo, garantindo a reeleição do presidente
De modo geral, o filme retrata toda a forma americana de querer conquistar o poder a qualquer custo sem medir esforços, manipulando e fazendo com que a mídia divulgue aquilo que ela diz como ser uma verdade absoluta, sem aberturas a questionamento, afinal de contas, estão falando de uma ‘ameaça’ a maior potência mundial.
O filme mostra que o ato em questão, virou de crise para um verdadeiro espetáculo, que contou até com a participação de um produtor de Hollywood, tudo para tornar o fato uma realidade inquestionável, e acaba virando um show business.
Contudo,o que pode-se constatar é como a mídia pode ser manipulada quando utilizado os mecanismos e os meios certos, e sua capacidade de alienação, o que deveria nos remeter a pensar que nem sempre os fatos divulgados por ela representam a realidade, mas quando divulgados, são aceitos pelas pessoas como verdades absolutas e inquestionáveis, tudo isso porque foram fortemente propagados pelos veículos de comunicação, e principalmente os de maior credibilidade, o que faz o ouvinte não questionar a veracidade do fato.  Do ponto de vista ético e profissional nos faz refletir sobre qual é o limite da ética e da moral dentro de situação de crise. Será que vale a pena ultrapassar todos os limites ?  Muitas vezes o que está em jogo não é somente a imagem da organização, mas também a disputa de interesses, onde o melhor e mais ganancioso ganha, e proposta do filme é nos fazer pensar nesta questão, onde até que ponto devemos deixar nossos princípios para solucionarmos um problema e até que ponto a mídia pode ser nosso aliado e nosso inimigo. Tudo se baseia na questão do jogo dos interesses, onde aquele que parece o melhor e mais eficiente ( mesmo sendo amoral e anti-ético) é o que é feito, mas é preciso repensar esse conceito de ‘resolução a qualquer custo’  pois situações de crise exigem um pensamento dinâmico e uma ação bem planejada, a fim de encontrar a melhor e mais correta solução para a crise, sem deixar de lado as questões éticas que norteiam a profissão. 

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