Análise comparativa do Filme “Mera
Coincidência” com a matéria de Administração de Crises
O filme
relata um escândalo sexual envolvendo o presidente dos Estados Unidos a véspera
de sua candidatura a reeleição, o que o levaria a ruína se o caso fosse
enfatizado pela mídia, por isso, numa tentativa de desviar os olhares dos
eleitores e dos jornalistas, a assessoria de imprensa do presidente decide ‘criar uma guerra’ na
ALBÂNIA na intenção de criar uma crise para anular a outra. A idéia ‘brilhante’ é acatada, mas suas
conseqüências não são pensadas, como um país anuncia a guerra de outro ? Aonde estão a ética e a moral ? Será que nem
ao menos pensaram na população daquele país, como ela ficaria ? São questões que não são pensadas por eles,
pois o objetivo é ‘ganhar tempo’ da mídia, para que foquem suas matérias em
outro assunto que não seja o escândalo sexual.
Com
pouco tempo para pensar e agir, então o plano é colocado em ação, a fim de
gerar comoção pública e despertar nos americanos seu sentimento mais forte, o
patriotismo. A estratégia de ação é tão
bem elaborada que são criados jingles e até mesmo um soldado de guerra
resgatado por meio de uma ação especial das tropas americanas. Tudo permeava em
torno de ações e matérias divulgadas, o que atiçava a curiosidade dos
jornalistas em quer saber mais e divulgar toda e qualquer informação, e essa
estratégia deu certo, garantindo a reeleição do presidente
De modo
geral, o filme retrata toda a forma americana de querer conquistar o poder a
qualquer custo sem medir esforços, manipulando e fazendo com que a mídia
divulgue aquilo que ela diz como ser uma verdade absoluta, sem aberturas a
questionamento, afinal de contas, estão falando de uma ‘ameaça’ a maior
potência mundial.
O filme
mostra que o ato em questão, virou de crise para um verdadeiro espetáculo, que
contou até com a participação de um produtor de Hollywood, tudo para tornar o
fato uma realidade inquestionável, e acaba virando um show business.
Contudo,o
que pode-se constatar é como a mídia pode ser manipulada quando utilizado os
mecanismos e os meios certos, e sua capacidade de alienação, o que deveria nos
remeter a pensar que nem sempre os fatos divulgados por ela representam a
realidade, mas quando divulgados, são aceitos pelas pessoas como verdades
absolutas e inquestionáveis, tudo isso porque foram fortemente propagados pelos
veículos de comunicação, e principalmente os de maior credibilidade, o que faz
o ouvinte não questionar a veracidade do fato.
Do ponto de vista ético e profissional nos faz refletir sobre qual é o
limite da ética e da moral dentro de situação de crise. Será que vale a pena
ultrapassar todos os limites ? Muitas
vezes o que está em jogo não é somente a imagem da organização, mas também a
disputa de interesses, onde o melhor e mais ganancioso ganha, e proposta do
filme é nos fazer pensar nesta questão, onde até que ponto devemos deixar
nossos princípios para solucionarmos um problema e até que ponto a mídia pode
ser nosso aliado e nosso inimigo. Tudo se baseia na questão do jogo dos
interesses, onde aquele que parece o melhor e mais eficiente ( mesmo sendo
amoral e anti-ético) é o que é feito, mas é preciso repensar esse conceito de
‘resolução a qualquer custo’ pois
situações de crise exigem um pensamento dinâmico e uma ação bem planejada, a
fim de encontrar a melhor e mais correta solução para a crise, sem deixar de
lado as questões éticas que norteiam a profissão.
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