Relação do Marketing com Relações Públicas
Partindo
do ponto inicial das teorias propostas no marketing, Philip Kotler dizia: “Marketing
é uma ciência normativa que envolve
criação e oferta de valores para estimular a transação desejada cujo objetivo é
buscar informações do ambiente e adaptá-las
as satisfações, desejos e necessidades dos consumidores”. Para o Relações
Públicas o objetivo também é a satisfação, porem por parte dos clientes da
organização, abrangendo o público interno, externo, fornecedores, órgãos
públicos e etc. Mas ainda mais
abrangente do que isso, é gerenciar as ações e conflitos dos públicos para que este
seja parte integradora da imagem institucional agregando valores e promovendo
um relacionamento duradouro.
Tecnicamente,
podemos identificar oportunidades e ameaças por meio de pesquisas de mercado,
satisfação e motivação do público interno, as formas de comunicação de cada
empresa proceder, como exemplo as holding
que mesmo seguindo planos e padrões
de comunicação acabam agindo de formas independentes apenas prestando contas
dos seus resultados a matriz.
Para a atividade institucional cujo o objetivo
é alinhar os princípios da organização junto com a satisfação dos públicos, ao
relacionarmos com o marketing é
fundamental identificarmos o target (o
público alvo) para os interesses organizacionais, também tendo o entendimento
daqueles públicos que não se tratam somente de consumidores, mas exercem influências
primordiais a sobrevivência da companhia, como por exemplo,os acionistas. Ações
diretas de marketing tornam-se
fundamentais neste processo, pois somente com a construção de um relacionamento
incisivo ou até mesmo competitivo é capaz de promover o potencial mercadológico
e institucional da organização.
Com um consumidor cada vez mais consciente e
exigente o quanto a seus direitos, se faz necessário que a organização repense
em sua forma de comunicação e como ela projeta sua imagem perante o mercado,
neste ponto, podemos apontar a junção do Marketing e do Relações Públicas, é um
momento crucial onde o sucesso dependerá do esforço em conjunto das duas áreas.
A gestão do Marketing dentro das Relações Públicas desempenhará funções que
serão essenciais para a imagem da organização, como por exemplo na elaboração
de um bom portfólio (pensando em toda sua parte estética a fim de torná-lo
visivelmente atraente), o desenvolvimento de sistemas eficientes de comunicação
junto ao mercado, gerenciamento de eventos, promoções da marca e até mesmo a
forma de abordagem e vendas do produto.
Se uma
organização pretende reestruturar sua imagem junto ao mercado, ela precisará
atentar-se a fatores que guiarão a conclusão satisfatória de seu projeto. É
necessário ter cautela a abordar o cliente, de forma que minha tentativa de
reestruturação não se torne cansativa, e o consumidor possa absorvê-la da maneira como fora planejada. Neste ponto o Relações Públicas pensa de
forma cautelosa, e pode, caso necessário, utilizar dos mandamentos do
Marketing, para promover sua marca/produto/serviço de forma adequada a seu público alvo.
Novas estratégias e inovação são atitudes “marketeiras” que agregam um
valor imensurável a marca, porem é preciso “saber fazer” isso, caso contrário a
ação será um ‘fiasco’ e a imagem da organização prejudicada.
Contudo,
podemos compreender e aprender nesta disciplina que Marketing e Relações
Públicas não devem ser atividades que tenham desavenças entre si, cada uma tem
sua função, sua particularidade e o fator principal que a diferencia, porem é
necessário entender e ressaltar que ambas as áreas (para o bem da organização)
devem andar juntas, mesmo que possa ser antagônico dizer isso, mas cada uma
terá sua visão e estratégia de mercado, mas num determinado momento, essas
estratégias deverão ser alinhadas e caminhar junto, para assim atingir o
objetivo principal da organização, que em um momento poderá ser focado em sua
reestruturação e posicionamento no mercado ou então a de seu produto, e caberá as duas áreas se
alinharem para concretizar o plano de metas da organização.
É fato
não adianta contestar um bom profissional tem que ter em sua base acadêmica o
máximo de conteúdo possível, além de absolver todos os tipos de experiências
que ocorram ao seu redor só assim ele conseguirá caminhar com sucesso em sua jornada
profissional. O Relações Públicas tem como dever buscar sempre novos
conhecimentos e manter-se atualizado tanto economicamente como socialmente.
Na
busca por esse conhecimento conseguimos analisar que nossa relação como
marketing e os profissionais da área deve ser respeitosa, entendemos que cada
um tem sua função, mas quando trabalhamos juntos alcançamos resultados mais
significativos. Por meio do conteúdo
ministrado temos uma boa noção de como o marketing trabalha, com isso
conseguimos entender como um ‘’marketeiro’’ pensa e o que ele busca em sua
essência. Conseguimos enxergar que
necessitamos de bons profissionais de marketing para montar campanhas que façam
valer o trabalho dos relações publicas, não adianta planejar uma mega ação e
não ter a visão de como atingir nosso consumidores é necessário utilizar
conceitos de marketing para obter sucesso nos planejamentos.
Entendo
que a maior lição que assimilamos é de que temos grande potencial basta saber
empreender nossos conhecimentos, e com o marketing tudo pode ficar mais fácil.
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