quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012



Relação do Marketing com Relações Públicas

Partindo do ponto inicial das teorias propostas no marketing, Philip Kotler dizia: “Marketing é uma ciência normativa que envolve criação e oferta de valores para estimular a transação desejada cujo objetivo é buscar informações do ambiente e adaptá-las  as satisfações, desejos e necessidades dos consumidores”. Para o Relações Públicas o objetivo também é a satisfação, porem por parte dos clientes da organização, abrangendo o público interno, externo, fornecedores, órgãos públicos e etc.  Mas ainda mais abrangente do que isso, é gerenciar as ações e conflitos dos públicos para que este seja parte integradora da imagem institucional agregando valores e promovendo um relacionamento duradouro.
Tecnicamente, podemos identificar oportunidades e ameaças por meio de pesquisas de mercado, satisfação e motivação do público interno, as formas de comunicação de cada empresa proceder, como exemplo as holding que mesmo seguindo planos  e padrões de comunicação acabam agindo de formas independentes apenas prestando contas dos seus resultados a matriz.
 Para a atividade institucional cujo o objetivo é alinhar os princípios da organização junto com a satisfação dos públicos, ao relacionarmos com o  marketing é fundamental identificarmos o target (o público alvo) para os interesses organizacionais, também tendo o entendimento daqueles públicos que não se tratam somente de consumidores, mas exercem influências primordiais a sobrevivência da companhia, como por exemplo,os acionistas. Ações diretas de marketing  tornam-se fundamentais neste processo, pois somente com a construção de um relacionamento incisivo ou até mesmo competitivo é capaz de promover o potencial mercadológico e institucional da organização.
Em Relações Públicas pensamos no Marketing numa aplicação diferenciada, entrando como meio de apoio onde sua visão passa a ser mais estratégica do que simplesmente comercial e mercadológica, por isso cada organização traça seu planejamento estratégico estudando pontos como: de que forma posso me relacionar com meu cliente atendendo prontamente suas necessidades? Que atividade e tipo de negócio/produto/serviço posso proporcionar à ele ? Que programas de relacionamento posso oferecer (Sac, Fale Conosco, Ouvidoria)?   Todos os programas de comunicação buscam atingir um determinado objetivo, e atualmente as organizações estão em sua grande parte prezando pela qualidade, para assim alcançar um bom número de vendas e posteriormente conseguir liderar o mercado no segmento atuante.
 Com um consumidor cada vez mais consciente e exigente o quanto a seus direitos, se faz necessário que a organização repense em sua forma de comunicação e como ela projeta sua imagem perante o mercado, neste ponto, podemos apontar a junção do Marketing e do Relações Públicas, é um momento crucial onde o sucesso dependerá do esforço em conjunto das duas áreas. A gestão do Marketing dentro das Relações Públicas desempenhará funções que serão essenciais para a imagem da organização, como por exemplo na elaboração de um bom portfólio (pensando em toda sua parte estética a fim de torná-lo visivelmente atraente), o desenvolvimento de sistemas eficientes de comunicação junto ao mercado, gerenciamento de eventos, promoções da marca e até mesmo a forma de abordagem e vendas do produto.
Se uma organização pretende reestruturar sua imagem junto ao mercado, ela precisará atentar-se a fatores que guiarão a conclusão satisfatória de seu projeto. É necessário ter cautela a abordar o cliente, de forma que minha tentativa de reestruturação não se torne cansativa, e o consumidor possa absorvê-la  da maneira como fora planejada.  Neste ponto o Relações Públicas pensa de forma cautelosa, e pode, caso necessário, utilizar dos mandamentos do Marketing, para promover sua marca/produto/serviço de forma adequada a seu  público alvo.  Novas estratégias e inovação são atitudes “marketeiras” que agregam um valor imensurável a marca, porem é preciso “saber fazer” isso, caso contrário a ação será um ‘fiasco’ e a imagem da organização prejudicada.
Contudo, podemos compreender e aprender nesta disciplina que Marketing e Relações Públicas não devem ser atividades que tenham desavenças entre si, cada uma tem sua função, sua particularidade e o fator principal que a diferencia, porem é necessário entender e ressaltar que ambas as áreas (para o bem da organização) devem andar juntas, mesmo que possa ser antagônico dizer isso, mas cada uma terá sua visão e estratégia de mercado, mas num determinado momento, essas estratégias deverão ser alinhadas e caminhar junto, para assim atingir o objetivo principal da organização, que em um momento poderá ser focado em sua reestruturação e posicionamento no mercado ou então a  de seu produto, e caberá as duas áreas se alinharem para concretizar o plano de metas da organização. 
É fato não adianta contestar um bom profissional tem que ter em sua base acadêmica o máximo de conteúdo possível, além de absolver todos os tipos de experiências que ocorram ao seu redor só assim ele conseguirá caminhar com sucesso em sua jornada profissional. O Relações Públicas tem como dever buscar sempre novos conhecimentos e manter-se atualizado tanto economicamente como socialmente.
Na busca por esse conhecimento conseguimos analisar que nossa relação como marketing e os profissionais da área deve ser respeitosa, entendemos que cada um tem sua função, mas quando trabalhamos juntos alcançamos resultados mais significativos.  Por meio do conteúdo ministrado temos uma boa noção de como o marketing trabalha, com isso conseguimos entender como um ‘’marketeiro’’ pensa e o que ele busca em sua essência.  Conseguimos enxergar que necessitamos de bons profissionais de marketing para montar campanhas que façam valer o trabalho dos relações publicas, não adianta planejar uma mega ação e não ter a visão de como atingir nosso consumidores é necessário utilizar conceitos de marketing para obter sucesso nos planejamentos.
Entendo que a maior lição que assimilamos é de que temos grande potencial basta saber empreender nossos conhecimentos, e com o marketing tudo pode ficar mais fácil.


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